Qual é a melhor escova de dentes?

Ouço muitas vezes essa pergunta de meus pacientes no consultório, vou responder fazendo uma comparação, a função da escova é limpar os dentes mas sem agredir, imagine que você comprou um carro novinho, foi para algum sítio no final de semana e seu carro esta todo sujo, precisando ser limpo.

Que tipo de esponja ou bucha você gostaria de usar para limpar seu carro?

Uma bem macia que não vai causar nenhum dano na pintura, ou uma escova bem dura, tipo uma palha de aço que poderá danificar toda a pintura.

Então conforme a comparação acima você pode concluir que a escova ideal é uma bem macia, pois escovamos os dentes todos os dias durante toda vida, imagine o dano que você pode causar aos seus dentes ao longo da vida.

Existem alguns estudos que mostram que até mesmo as escovas macias podem agredir os dentes após um período longo de tempo, em circunstâncias desfavoráveis, então nos dias atuais sempre indico que meus pacientes utilizem escovas extra macias ou ultra soft, pois estas provavelmente causarão menos danos aos dentes e gengivas.

É claro que o mais importante de tudo é o hábito de escovar os dentes, e uma vez ou outra usar uma escova mais consistente não causará tanto problema, mas numa visão de longo prazo sempre de preferência a escovas extra macias ou ultra soft.

Qualquer dúvida ou comentário por favor deixe abaixo, que responderei o mais breve possível.